Como deixar os pés bonitos e saudáveis no Inverno

Dicas para cuidar dos pés e também dos calçados

No Inverno, é normal usarmos calçados fechados e botas, deixando os pés escondidos. E, por isso, é natural negligenciarmos os cuidados que destinamos a eles no Verão.cuidados-pesO ambiente fechado, escuro, quente e úmido do calçado é perfeito para a proliferação de fungos, bactérias, micoses e frieiras.

Além disso, o uso de meias grossas no Inverno agrava a transpiração e o aparecimento de fungos ou bactérias que exalam odor desagradável, o aparecimento da bromidrose (nome científico do chulé).

Unhas encravadas também são comuns nessa época, causadas pelo corte inadequado e/ou calçados apertados. Já as calosidades aparecem como uma proteção criada pela pele em áreas que sofrem muito atrito e pressão ocasionada por calçados apertados ou desconfortáveis.

Frequentar um podólogo não só trata, mas também evita o aparecimento desses problemas.

É difícil perceber quando as micoses e frieiras se instalam nos pés, pois elas o fazem sem alarde, conforme explica a podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet, Cristina Lopes.

As calosidades e unhas encravadas trazem grande desconforto e dor e, por isso, são tratadas com mais agilidade.

“Se a prevenção não foi suficiente e você pegou uma micose, procure ajuda profissional o quanto antes e realize um bom tratamento. As micoses, além de piorar com o tempo, podem abrir caminho para outras doenças, pois deixam a área infectada frágil e com baixa imunidade”, orienta a podóloga.

cuidados_pes02

Confira algumas dicas:

Para os pés:

1 – Lave diariamente os pés com água e sabonete.

2 – Seque muito bem com uma toalha, principalmente entre os dedos, e finalize com o uso de um papel absorvente.

3 – Use sempre desodorante ou talco antisséptico, sendo preferido o desodorante, pois o talco em ambientes úmidos deixa resíduos.

4 – Prefira que um podólogo corte corretamente as unhas e verifique a necessidade de desbastar os calos.

5 – Hidrate os pés, mas evite a área entre os dedos. Os hidratantes umidificam a pele e evitam rachaduras nos calcanhares e a formação de calosidades. Use cremes específicos, pois a pele do pé é bem diferente do resto do corpo.

6 – Mensalmente, faça uma hidratação profunda com profissionais especializados que utilizem produtos à base de parafina.

Para os calçados:

1 – Na compra de calçados novos, procure andar um pouco pela loja para perceber se o modelo é confortável ou machuca os pés.

2 – Não use o mesmo calçado em dias seguidos. Procure variar o par em dias alternados.

3 – Após o uso, limpe o interior dos sapatos e os deixe arejando, evitando a proliferação de fungos.

4 – Troque as meias diariamente e prefira modelos de algodão, que permitem melhor absorção do suor.  As mulheres que usam meias finas podem vestir, por baixo delas, meias de algodão do tipo sapatilha, pequenas e discretas que absorvem o suor dos pés.

5 – Prefira sapatos plataformas, com bicos largos e saltos mais grossos, isso diminui a pressão sobre os pés e evita o surgimento de calosidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s